segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Heróis de Lula já demitiram 70 mil trabalhadores


Usineiros culpam a crise internacional

Considerados “heróis” pelo presidente Lula no auge dos agrocombustíveis, os usineiros de cana-de-açúcar demitiram 70 mil empregados no último mês de dezembro. Os dados são do Ministério da Agricultura.

Os desempregados do setor sucroalcooleiro correspondem a mais da metade dos demitidos pelo agronegócio no último mês de 2008. A Confederação Nacional da Agricultura culpou a crise financeira internacional e a mecanização da lavoura pelas demissões. O governo Lula jamais se preocupou em impor contrapartidas de manutenção dos postos de trabalho quando recentemente estimulou com recursos estatais e empréstimos subsidiados ao setor sucroalcooleiro. A situação no setor tende a piorar, uma vez que o governo Barack Obama está dando mostras de que não adotará o etanol brasileiro em detrimento do milho norte-americano. A informação é da Agência Chasque.

15 comentários:

  1. No setor sucro-alcooleiro os demitidos foram os trabalhadores sazonais. Isso acontece desde sempre nessa épooca. Em março/abril, recomeçam as contratações. A redução de postos de trabalho nesse nesse setor fez com que o ramo de alimentação liderasse as demissões, pois o setor sucro-alcooleiro está nele incluído.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto as organizações patronais e sua mídia (Globo, RBS, Estadão, etc) fazem o discurso do pessimismo, os economistas dos grandes bancos passam para seus clientes VIP uma idéia de que tudo está sob controle nos fundamentos da economia brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Ary vc é porta voz da CNA dos agronegocistas?

    ResponderExcluir
  4. Que é isso, meu caro Prieb? Estou longe de considerá-los heróis. Minha praia é a agricultura familiar, orgânica e de finalidades vegetarias/veganas. Meus referenciais teóricos são todos pacifistas. A informação que eu enviei tem apenas o condão de evitar a falsa transição de marolinha para crise. Na realidade, trata-se de uma defesa, ainda que por via indireta, das posições de governo.

    ResponderExcluir
  5. O Padre Ary é porta-voz do lulismo de resultados.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo: você não quer conversar com o seu anjinho-da-guarda? Basta soprar o apito... Obs:se você quer debater, faça-o de forma séria pois não tenho tempo a perder (se você não percebeu, o mundo não tem mais 24 horas e sim 16 apenas).

    ResponderExcluir
  7. Na Espanha o desemprego oficial é de 13,9% e o governo lançou o "Retorno Voluntario" para os imigrantes, lhes oferece cerca de 12.000 euros para retornarem para casa.

    Nao sei dizer se essa possibilidade é oferecida tb a brasileiros.

    ResponderExcluir
  8. Vejam que interessante. O Ary traz uma informação fundamental - a sazonalidade típica dessa época de colheita -- e que contradiz a informação postada no Blog e é trucidado pelos "donos da verdade". A que ponto chega o radicalismo de resultados.

    ResponderExcluir
  9. Falam da fumaça, nao veem o fogo queimando os proprios pés.

    Sazonal, ok, contrata sempre no mes X,

    2007 contratou 70.000;
    2008 " 50.000;
    2009 contratara 20.000.

    Onde esta a incongruencia do topico?

    maia, cai fora, nao existe mais espaço pra discussao com vcs, depois da pobreza em q jogaram nosso Estado, depois das c***** que fizeram nas finanças, tu ainda tem cara de vir aqui bancar o cachorro manso?

    ResponderExcluir
  10. O conciliador Lula termina sendo usado para aquilo que a pequena e poderosa parte rica dos "conciliados" sempre achou que ele servia: capacho. Usa-o como capacho esfregando os pés na cara dos "conciliados" de baixo.

    Pois é, como já nos alertava Esopo, a raposa não é, nem nunca será amiga do galo.

    ResponderExcluir
  11. PS - sensacional a foto do soldado "condecorado".

    ResponderExcluir
  12. A notícia diz que a CNA informa que o emprego sazonal não é listado nos motivos dos cortes. O Ary, certamente porta voz genérico da CNA, diz que a sazonalidade é A causa. De qualquer modo, o governo Lula deveria prever esse problema anual da sazonalidade e também pedir contrapartida para os usineiros que pegaram grana preta no BNDES e FAT.
    Mas Lula prefere chamar os caras de Heróis. Cada um tem o herói que escolher. Os meus heróis são outros e outras.

    ResponderExcluir
  13. As demissões são culpa de Zero Hora, da RBS, do Paulo Santana e agora de um novato "David Coimbra".
    O petista sempre que pega sua mulher com outro no sofá, vende o sofá. (essa é velha mas sempre serve).

    João

    ResponderExcluir
  14. Até a Confederação Nacional da Agricultura culpou a crise financeira internacional e a mecanização da lavoura pelas demissões, mas o Maia, o Lula e o João Maia acham que é só a sazonalidade e os usineiros são uns heróis...

    ResponderExcluir
  15. ANÔNIMO DAS 19:16hs! Pregas o quanto pior melhor !! é isso ?? Maravilhoso ! Que Brasileiro !! Igual a VEJA, a GLOBO e outros meios de comunicação que andam se arrastando na comunicação caótica desse país !! A degradação da mídia é um fato catastrófico e deformador de opinioes!! Só divulgam a malicia a imoralidade a protituição o negativismo barato !! Uma vergonha !! São Brasileiros ??

    ResponderExcluir