
Mais um estímulo para que o BB adquira o Banrisul
Com a fusão bancária anunciada hoje pela manhã entre Itaú e Unibanco foi dado o start da corrida pela concentração de instituições financeiras no Brasil.
No último 23 de outubro, comentando sobre as repercussões da MP 443 que permite ao Banco do Brasil e à Caixa Federal adquirirem sem licitação outras instituições bancárias, este blog apontou a possibilidade concreta de transação entre o BB e o Banrisul.
Com a operação de hoje, reafirmam-se as condições favoráveis para que o Banco do Brasil – que agora passa para segundo no ranking nacional – busque novas posições no mercado financeiro nacional, fazendo valer a prerrogativa que lhe confere a MP 443.
A fusão Itaú-Unibanco modifica completamente o tabuleiro financeiro do País, provocando repercussões em cadeia nas instituições grandes, médias e pequenas, tanto as saudáveis quanto aquelas que já davam mostras de estarem engolindo água involuntariamente. Bancos que eram saudáveis até 90 dias atrás, agora já não conseguem prever o futuro para três meses, haja vista a extrema volatilidade do mercado como um todo, a precificação impraticável e a tendência inexorável de concentração bancária no mundo conhecido.
Cartel é um troço cheio de picuínhas administrativas, políticas e legais. Muito melhor é o monopólio. Os bancos estão nesse caminho, em sólida e cadenciada marcha.
ResponderExcluirE o mercado, onde anda esse senhor?
ResponderExcluirAo invés de um monte de cartelizados fingindo concorrência, 3 caras grandes que se pode pegar para conversar e arranjar um acordo de lideranças....
ResponderExcluirÉ uma idéia.
E o Prof. Neumann já voltou de Berlim?
ResponderExcluirSe foi, voltou apavorado porque viu o documentário Zeitgeist I e II.
ResponderExcluir- O AVIÃO DO SETUBAL, NÃO ESTAVA EM "CÉU DE BRIGADEIRO" E ESTAVA VOANDO CONTRARIAMENTE NA MESMA ALTITUDE DE UM LEGACY DE UMA FAMOSA SEGURADORA AMERICANA.
ResponderExcluirA Hanke Neumann estava no fim de semana da Feira na fila de autógrafos do Caio Lustosa.
ResponderExcluirCom certeza...antes que a Yedinha coma tudo, esperando voltarem ao poder central, para privatizarem.
ResponderExcluirA mudança no discurso foi porque precisa do banco para seu empréstimo da casanova e do empresário-solidário laranja.
Ela já mateu a mão!