quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de Setembro, 1973


Golpe contra Allende começou com um diálogo

O Arquivo Nacional de Segurança dos Estados Unidos divulgou ontem (10) a degravação de uma conversa do então assessor de Segurança Nacional, Henry Kissinger com o diretor da CIA, Jesse Helms, em 1970, alguns dias depois de Salvador Allende ter sido empossado presidente do Chile.

“Não podemos permitir que o Chile acabe no esgoto”, diz Kissinger. “Estou de acordo com você”, respondeu Helms.

Esse foi o início de uma campanha de desestabilização permanente que culminou com o arremate final do golpe em 11 de setembro de 1973, que colocou Augusto Pinochet e uma ditadura sangrenta no poder.

Foto: Réplica gigante dos óculos quebrados do ex-presidente Salvador Allende é exibida em frente ao palácio La Moneda, em Santiago do Chile.

11 comentários:

  1. O erro de Chicho Allende foi ter achado que tinha feito uma revolução no Chile, tendo vencido uma eleição super hiper apertada com 30% dos votos. Resolveu impor certas reformas e tudo deu no que deu. O pacote da crise foi grande, desabastecimento, inflação elevadíssima, greve geral, lock out, dólar nas alturas e também insatisfação popular contra seu governo. O troglodita militar foi para a rua - com apoio de parte da classe média - e o terror se impôs. E tempos depois, o Chile se reencontrou. O PS, partido de Allende, é o partido de esquerda mais inteligente da América Latina. Grande PS Chileno.

    ResponderExcluir
  2. Não omite uma coisa, seu Maia. Depois de eleito Allende, houve eleições legislativas e o Frente Popular fez quase 50% dos votos. Isso é que determinou o recrudescimento da direita sanguinária e a CIA. Eles viram que a esquerda estava crescendo e precisavam cortar o mal pela raiz.

    ResponderExcluir
  3. Lá vem o papagaio da CIA de novo!
    ZH deve ser sua leitura de cabeceira... .

    ResponderExcluir
  4. ZH de manhã

    Diário Gaúcho no almoço

    Conversas Alopradas à noite

    É o cardápio informativo do Maia

    Nos intervalos ele vem aqui fazer de conta que é O CARA.

    O CARA DA RBS

    ResponderExcluir
  5. Prieb, a vitória da frente popular foi de 43%. O importante é que a esquerda chilena aprendeu que a melhor forma de desenvolver socialmente um país é o que está fazendo o Chile após a ditadura fascista de Pinochet.

    ResponderExcluir
  6. Era adolescente, nesta época, e me lembro de comentar com os professores a sangrenta ditadura de Pinochet.
    Vou falar, como poeta, sobre este Onze de Setembro, ofuscado pelo outro mais recente.

    Otro Once de Septiembre

    +Allende
    +Victor Jara
    +Violeta Parra
    +Pablo Neruda
    donde están ustedes?

    Presencia
    en alma
    nel Estádio Nacional.

    Ricardo Mainieri

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Feil. Na avaliação de Kissinger, o sucesso do governo de Allende enviaria uma mensagem irresistível ao sul da Europa. ?A mensagem de que era possível trilhar um caminho autônomo, escapando ao jugo imperialista. Ou seja, o Chile transformara-se numa "laranja podre" que tinha que se apartada da caixa antes que contaminasse as demais. E foi o que se viu: o governo do país que dizem ser o campeão da democracia patrocinou um golpe de Estado que destruiu a democracia chilena e colocou no lugar uma ditadura sanguinária.

    ResponderExcluir
  8. Papagaio da CIA! Hahahahah!!!! Ou seria "calopsita" da yeda?

    ResponderExcluir
  9. Maia, vai te informar!A realidade não é o que tu queres que ela seja! Dá uma chegadinha em Santiago para ver a quantidade de velhos pedindo esmola e vendendo bobagens nos ônibus! Dá uma chegadinha no Chile para ver no que está virado o ensino universitário a que só os ricos têm acesso! Ainda há muito a recuperar e não sei se a Concertación sera capaz de fazê-lo.

    ResponderExcluir
  10. O Maia mente por esporte. E a conciliação dele é sua mais mentira que utiliza na falta de algum argumento sério.

    Claudio Dode

    ResponderExcluir
  11. Canalha, canalha, canalha!

    ResponderExcluir