quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Lair Ferst afirma que foi amigo de Yeda, e que vai contar tudo que sabe sobre o Detran


"É público e notório que houve o envolvimento da governadora nesse processo", diz Lair Ferst

O empresário Lair Ferst, acusado de ser um dos pivôs do desvio de R$ 44 milhões do Detran-RS, envolveu ontem pela primeira vez a governadora Yeda Crusius (PSDB) na fraude. A informação é da Folha, de hoje.

Uma semana depois de se desfiliar do PSDB, Ferst - que ajudou a coordenar a campanha de Yeda em 2006 - afirmou em entrevista à Folha que foi uma decisão da cúpula do governo reestruturar o esquema de desvio.

O empresário negocia com o Ministério Público Federal e com a Justiça implicar cerca de dez nomes de integrantes e ex-integrantes do primeiro escalão do governo gaúcho, além de pessoas com foro privilegiado, em troca da retirada de parte das acusações contra ele.

Ferst é réu em ação criminal com outras 39 pessoas. Ele responde, entre outras acusações, por corrupção ativa e extorsão. O jornal apurou que essa é a segunda tentativa dele de fazer um acordo. A primeira foi vetada pela Justiça em abril.

As novas informações que Ferst promete acrescentar se referem à chamada "fase dois" da fraude - quando o Detran substituiu, em maio de 2007, a Fatec pela Fundae, ambas fundações ligadas à Universidade de Santa Maria.

As investigações apontam que a troca ocorreu para retirar as empresas da família Ferst do esquema e beneficiar empresas ligadas a integrantes do aliado PP. Mesmo assim, até então, o empresário havia assumido posição de defesa da governadora - negando inclusive qualquer proximidade com a tucana. "Procurei não potencializar essa relação em razão do clima quente do debate político que se travou na CPI [da Assembléia Legislativa], eu não achava que era conveniente servir de munição para a oposição."

Agora, Ferst afirma que era amigo da governadora e que foi recebido mais de uma vez por Yeda depois da posse. Segundo ele, a reestruturação da fraude, com a troca de fundações, foi decisão política do governo. "É público e notório que houve o envolvimento da governadora nesse processo", disse ele.

O empresário afirma que as informações que prestará ao MPF irão envolver pessoas próximas a Yeda. A crise já derrubou cinco integrantes do primeiro escalão, alguns deles citados por réus em grampos realizados pela Polícia Federal na Operação Rodin.

A reavaliação de sua estratégia de defesa ocorreu após o cancelamento do depoimento que prestaria à Justiça Federal no dia 20. Aprovada este ano, a lei 11.689 altera o curso do processo criminal, deixando para a última fase os depoimentos dos réus. Além da razão processual, Ferst mostra-se magoado com o "abandono" de tucanos.

Na semana passada, Ferst foi impedido pela PF de sacar R$ 200 mil em agências bancárias de Porto Alegre. Ele diz que o dinheiro é lícito e que vai acionar judicialmente a PF pelos abusos que afirma ter sofrido.

....

Não se sabe onde a governadora tucana Yeda Crusius está mais enrolada, se no embrulho do imóvel que adquiriu em condições inexplicadas e suspeitas, ou se no caso da corrupção do Detran, que se abre novamente agora, haja vista o acordo de Lair Ferst com o MPF e a Justiça.

Desta vez, o gato sobe no telhado.

17 comentários:

  1. Anônimo6/8/08 07:47

    Olha, meu prezadíssimo Feil. Agora a velha se borra toda. A sentença do seu governicho vai sair da boca do Ferst.
    Que situação, meu amigo blogueiro!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/8/08 07:52

    Bah! Fiquei de cara!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/8/08 07:54

    Feil, isso já não é mais bebê japonês no colo da véia, agora é bomba, TNT puro no colo da tia.
    Vixe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/8/08 08:46

    Logo hoje, no dia em que o mundo recorda o lançamento da bomba atômica em Hiroshima, cai esta bomba no colo da nossa (des)governadora.
    São muitas coincidências, deve ser praga de algum japonês que se sentiu ofendido. Logo a Folha, ilustre membro do PIG, e logo o (ex)mui amigo Lair Ferst. Pelo menos isto não poderá ser colocado no colo da oposição.
    Sempre achei que o marido da miss era o elo fraco da corrente, bem 'apertado' ele entregaria o jogo; ainda mais depois do Lasier dizer que ele possuía uma inteligência superior, pois olhando-se para o mesmo, ninguém diria isso.
    Abraços,
    José Luís

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/8/08 08:47

    Era só esperar. Era questão de tempo. Lair Ferst que se cuide pois temos mafiosos no Piratini!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/8/08 08:59

    A " inteligência superior" mandou um recado....deste jeito, vai ficar difícil pros advogados da defesa do PRBS defenderem a madame !!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/8/08 09:13

    O bebê japones vai chorar alto! Mas já devem estar reunidos para alguma estratégia de defesa PRBS+Piratini. Lasier "bagos elétricos" Martins possivelmente será o cordenador: Lair Ferst passará de "inteligência superior" para "inteligência criminosa"! José Mallmann sabe de mais alguma coisa que desconhecemos e aí vai feder. A pergunta é se Yeda ainda vai subir no palanque para apoiar José Fogaça como tinha prometido e se vai sancionar os 143% aprovados na AL com abstenção do PT e PC do B!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/8/08 09:16

    Então o bebê japonês vai virar um lutador de sumô.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/8/08 09:34

    agora o rabo é que vai torcer a porca

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/8/08 09:35

    Haja Lexotan nas farmácias da redondezas do meu palácio.
    Mariana

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/8/08 09:35

    Temo que o Lair vá ter um problema grave de saúde e...

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/8/08 09:46

    parece que acabou de chegar um container na matriz lotado de barbitúricos, endereçado à uma certa destrambelhada casanova de ferradura no pescoço...
    CADELA VÉIA, PEDE PRA SAIR!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/8/08 10:06

    Muito menos....Depois de todas as bombas que já cairam no colo da véia, de outros terem dito que falariam tudo....a véia continua de pé....a RBS dançando em volta dela...e a classe média tá mais preocupada em comprar o carro novo do que com política....

    Tudo continua na mesma por aqueles lados...

    sil

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/8/08 10:53

    Chega dessa vergonha, meu Estado sempre foi firme em ocasioes como essa.

    Onde estao os nossos representantes? Onde estao os homens q comandam nosso Estado?? Pq permitem q sejamos torturados assim pela corrupçao, precisamos de um ato de força, q demonstre a validade de trabalhar e pagar impostos.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/8/08 15:14

    não vai dar em nada... O sem-vergonha tá sem dinheiro e simplesmente mandou um recado pros homi... "ou me dão uma grana, ou eu conto tudo"... óbvio que ele vai conseguir a grana que quer...

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/8/08 20:01

    Nunca se sabe. Pode ser que se descubra um possivel esquema de corrupcao dentro da Secretaria da Fazenda do Estado e que o Governo e seus integrantes tem conhecimentos e nada fizeram para ajudar os lesados ...

    ResponderExcluir