sexta-feira, 30 de maio de 2008


Sábado sem sacolas plásticas

Recebo este pequeno recado do leitor Mariátegui:

Feil, neste sábado de manhã (31/5), na feirinha da José Bonifário-Redenção, em Porto Alegre, a maior da América Latina em produtos agroecológicos, será o primeiro dia sem sacolas plásticas. Nenhuma banca terá sacolas plásticas para oferecer aos consumidores. É uma boa tentativa de conscientização para o problema do material plástico.

.....

Todos lá amanhã!

Vai fazer um belo dia ensolarado, seco e frio. Convidativo para comprar muitos legumes e fazer um sopão com carne de peito com osso, e um tinto para acompanhar.

12 comentários:

  1. BOA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Esta é a POA CRIATIVA E INTELIGENTE.

    ResponderExcluir
  3. Nada a ver com o post, Feil, mas não pude deixar de notar que a foto no topo do blog é de um lago, embora o slogan seja "um blog com vista para o mar do século 21".

    ResponderExcluir
  4. Tentei localizar na web uma chamada sobre esse evento. Não encontrei, mas estaremos lá comprando, comprando e comprando os maravilhosos vegetais dessa fantástica feirinha. Sobre o tinto tem uma feira no cais do porto dos minúsculos, pequenos, grandes e imensos produtores nacionais. É de se conferir.

    ResponderExcluir
  5. Acho louvável a iniciativa de se banir a sacola plástica poluidora. A minha dúvida, honesta, é a seguinte: hoje eu as uso para embalar o lixo, antes de jogar fora. Se eu deixar de pegar elas no super, mas comprar sacos plásticas industrializados para embalar o lixo, o dano ambiental não vai ser o mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Nada a ver tua preocupação! O que importa é que o super não vai mais gastar em sacolas, logo vai ter mais lucro, e tu ainda vai ter que comprar sacos plásticos pretos pro teu lixo!
    Em vez de banir a sacola, deviam incentivar a fabricação de "plástico" biodegradável.

    ResponderExcluir
  7. Oh, baiacurs, um saco plástico que vc usa hoje, vai estar presente na natureza (poluindo-a) certamente na era de teus bisnetos e talvez mais alguns anos... Não queremos aumentar os lucros já estratosféricos dos SM, mas sim elevar a qualidade de vida de nossos descendentes.

    ResponderExcluir
  8. Na Alemanha, os Super mercado não fornecem sacolas. O vivente tem que levar ou comprar no super mercado e geralmente elas são de papelão, como existia antigamente. A consciência ecológica dos alemães é impressionante.

    ResponderExcluir
  9. Então tá "vivente"! Vai prá lá... e fica! Te garanto que os Xópin de lá são bem bons e também tem Malbec prá vender no super! E leva tua sacolinha e teu discursinho politicamente correto + chique junto, viu?
    Por aquí, mais útil seria brigar para os Wall-Mart e Carrefours da vida passassem a utilizar sacolas de plastico biodegradável e a reciclagem fosse levada a sério, não para aterros sanitários!

    ResponderExcluir
  10. Faço minha a dúvida do anônimo das 14h42.

    ResponderExcluir
  11. Saroba!!! Aquele da economia? Ou é outro.

    Conta um pouca da tua vida.

    ResponderExcluir
  12. Só que temos que pedir sacolas biodegradáveis de vegetais, se for feita com material do petróleo, nada vai adiantar, pelo contrário.

    ResponderExcluir