quinta-feira, 8 de maio de 2008


Esta capa é digna do jornalismo PIG

A Folha de S. Paulo, um órgão PIG da família Frias, que se comprometeu com a ditadura civil-militar de 1964 a 1985 por emprestar seus préstimos à Operação Bandeirantes que resultava sempre em prisões arbitrárias, torturas, desaparecimento de pessoas e corpos, e morte, hoje mostra a sua capacidade de criar subjetividades que promovam a desconstituição de indivíduos, instituições e movimentos – especialmente se estes forem de índole não-oligárquica, republicana e democrática.

Refiro-me à fotografia da ministra Rousseff que o diário estampa na capa. É uma fotografia que mostra a representação que o jornal faz do seu objeto jornalístico. A representação que a Folha-Frias faz da ministra não tem olhos. No lugar dos olhos, têm muitos dedos apontados, e uma boca que sugere a emissão de uma voz forte, quem sabe – sugere novamente o jornal-Frias – dando um comando no imperativo.

A imagem-representação da ministra alcança com êxito o que o senador e oligarca provinciano Agripino Maia tentou com fracasso, ontem no Senado.

Parabéns à Folha – habilita-se a ser cada vez mais a fortaleza inexpugnável e museu-de-tudo do que resta da oligarquia-colonial-escravocrata brasileira.

28 comentários:

  1. Anônimo8/5/08 11:42

    Para o PIG hoje parece que nem houve ontem a audiência que eles tinham tantas expectativas.
    Ao contrário de antes, por exemplo o JÔ não reuniu as peruas histéricas como ce costume.
    Para Ana Amélia Lemos e Rosane parece que nem sabem que Brasilia existe.

    Porque eles deram tanta ressonância para o ataque histérico da Tia Alavara e não conseguiram uma oportunidade para arrastar a farsa.

    E depois a cara de "tia em baile" de Agripino Maia (tinha que ser) e Virgílio foi a fotografia da derrota da covardia e maledicência que tanto investiram.

    Claudio Dode

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/5/08 11:49

    Cristóvão,

    O Correículo da IURD estampou a mesma foto hoje.

    Como não assino ZH e raramente assisto TV aberta, não sei o que o PIG monopolista e hegemônico fez.

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/5/08 11:49

    Cristóvão,

    O Correículo da IURD estampou a mesma foto hoje.

    Como não assino ZH e raramente assisto TV aberta, não sei o que o PIG monopolista e hegemônico fez.

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/5/08 11:52

    A popularidade do Lula gira em torno dos 70% e eu considero a Dilma eleita depois de ontem. Os jornais impressos estão em decadência, com as vendas despencando, ninguém mais assina o Globo, Folha, etc. Na internet eles não tem como esconder a verdade, o PIG vai acabar....

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/5/08 11:52

    A popularidade do Lula gira em torno dos 70% e eu considero a Dilma eleita depois de ontem. Os jornais impressos estão em decadência, com as vendas despencando, ninguém mais assina o Globo, Folha, etc. Na internet eles não tem como esconder a verdade, o PIG vai acabar....

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/5/08 12:31

    Essa Folha, nos anos 70 cedia seus veículos para as ações do Doi Codi, pois assim não chamavam atenção. Foto cretina com fins cretinos. Tiveram que engolir a Dilma.

    armando

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/5/08 13:11

    E sobre o conteúdo da manchete e da linha de apoio ninguém vai comentar nada? O pior cego é o que não quer ver, minha gente. Isso nao é PIG porra nenhuma, é jornalismo puro: estão desmascarando político que um dia diz uma coisa e no outro diz outra. Quem defende, como vocês, é porque tem o rabo preso.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/5/08 13:23

    Faltou colocar a foto da Zero Hora, que dignamente qualifica-a para integrar o primeiro escalão do PIG nacional.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/5/08 13:35

    A foto da bruaca tá legal!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/5/08 13:46

    Folha e Estado de São Paulo a gente conhece o teu passado bastante sombrio. Quando ao CP do IURD tenho certeza que o bento Edir Macedo com suas duas mansões teria muito a explicar!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/5/08 16:05

    E tem neguinho que tem a cara de pau de dizer que a mídia NÃO é má, feia e bobona. A manchete e a linha de apoio também estão distorcendo os fatos. O que Dilma afirmou é que concorda que os dados da presidência sejam liberados depois de um tempo, quando não representem risco à segurança. O problema é que jornalistas acreditam nas próprias lendas que inventam.

    ResponderExcluir
  12. Não há nada de PIG na manchete da Folha. Um absurdo é uma ministra da CAsa Civil dizer que dados privados de FHC não são sigilosos. Isso é grave. Se os dados de FHC não são sigilosos, por que o governo não abre os dados da família Lula da Silva???? Os do FHC pode-se abrir, mas do Lula da Silva não.... Em qualquer país socialmente justo, esta declaração de uma ministra poderia levar até a demissão, mas no Brasilsão não é bem assim que funciona.

    ResponderExcluir
  13. Hélio, com todo o respeito, você que estuda mídia tem a obrigação de ler a grande mídia...

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8/5/08 16:26

    O Hélio estudado o que quer estudar. O resto é puro autoritarismo de quem se diz democrata. Ninguém tem obrigação de nada.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/5/08 16:27

    Tadinho do Maia:

    As despesas do Presidente da República que possam indicar algum hábito (um exemplo simples: comprar determinada comida ou bebida em detrminado lugar) e podem colocar em risco a segurança do Presidencia da República, aí são sigilosos.

    Quando ele deixa de ser presidente alguma indicação de hábito,deixam de colocar em risco a segurança da Presidencia da República.

    Ontem FHC (e a família) era a Presidência da República.

    Hoje A Presidência é o Lula (e a familia).

    Quer que soletre!!!

    Claudio Dode

    ResponderExcluir
  16. Interessante, Cláudio, é que esse dossiê (ops, banco de dados) iniciou a ser formatado no mesmo dia em que a notícia veiculada pela mídia - que vcs chamam de PIG - de que a Ministra da Integração Racial fez compra com cartão corporativo em Free Shop. Ou seja, ele foi feito, na casa civil, com objetivo de chantagear a oposição. Ou seja, se vcs da oposição insistirem em querer abrir os cartões corporativos dos ministros e do Lula, nós vamos abrir as despesas do governo FHC!!! Esse foi o objetivo da formatação do banco de dados ( ou do dossiê). Mas essa é a típica discussão de elite, porque o povão no Brasil não está minimamente interessado nesse tipo de debate, infelizmente.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/5/08 17:01

    Quem já tomou café de chaleira ou de cambona, sabe que quando ele ferve sobe a borra. É o que se observa nestes momentos, nos comentários aqui postados por alguns representantes da direita anaeróbica. Estão mais perdidos que cachorro caído de caminhão de mudança.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/5/08 17:09

    Só quem tem culpa no cartório pode ser chantageado.

    Acho excelente a idéia de se divulgar estes dados depois de um certo tempo. Quanto mais transparência houver, melhor para nós, os otários que pagam impostos.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo8/5/08 17:15

    Ô Maia,

    Tu deve ter fugido da TV ontem durante o debate, talvez com uma vergonha danada do outro Maia.

    Foi iniciado o banco de dados começou muito antes, e o Artur Virgilio foi comunicado e sabia. Ele mesmo confirmou ontem.

    Notícia requentada já é indigesta mas mentira requentada é nojenta.

    O PIG pega o que o Maia (Agripino) O Virgilio (artur) Dias (Alvaro) falam sem compromisso com a verdade e repetem e repetem até convencer alguns incautos.

    No frente a frente se borraram, estavam como são, umas gazelinhas.

    Inventem outra que o PIG vai atrás com certeza, mas uma nova pelo menos.

    Claudio Dode

    ResponderExcluir
  20. Anônimo8/5/08 21:19

    Claudio Dode,
    como você sabe que esse Maia ai não é o Agripino.... Ou o filho do Agripino... Internet tem dessas coias... Esse Maia aqui é frequentador assíduo, possui o DNA dos Agripino, da elite Paulista que compra na Daslu, daquela meia dúzia que foi ao movimento cansadinho, e que pior ainda, numa atitude de pouca coragem, tão diferente da Dilma, prefere confundir, atrapalhar e por fim esvaziar o diálogo, base de qualquer democracia.

    ResponderExcluir
  21. sisqueci, vc se esqueceu que o próprio FHC determinou que o dossiê dele fosse totalmente liberado? Eu quero saber mesmo quais os gastos da família Lula da Silva com cartão corporativo????

    ResponderExcluir
  22. Anônimo9/5/08 01:29

    Parece que a bóóóóóóóóóda da filha fez bem pra Dilma. Tá com uma pele ótima. Pena que continua mentindo como uma boa petista.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/5/08 10:55

    Maia, FHC não determina coisa nenhuma. É um EX-presidente. A monarquia já acabou.

    Os gastos pessoais do Lula (do Serra, da Yeda, do Fogaça), se feitos com dinheiro público, deveriam ser liberados quando eles deixarem seus cargos.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo9/5/08 11:30

    O unico Maia que pretava , que eu conheci, foi o Aldrovando. E acho que até porque era "gente boa" se foi.

    Claudio Dode

    ResponderExcluir
  25. Anônimo9/5/08 11:52

    MALA SEM ALÇA DA MÍDIA APOIADORA DA DITADURA MILITAR NA AMÉRICA!!!!! AGORA O DEMÔNIO PASSOU TAMBÉM PARA O BANRISUL COM ASSESSORIA E CONSULTARIA DOS MESMOS DO DETRAN!!!!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9/5/08 13:04

    Maia,

    Desculpa a arrogância, mas, definitivamente, eu sei muito bem o que o PIG faz.

    PIG não é PIG porque é veementemente mentiroso e tendencioso contra a pessoa do Lula, contra a instituição PT ou coisa parecida: é PIG porque perpetua golpes de desinformação e de produção de subjetividades sobre pessoas que deveriam ser informadas por um serviço que não informa.

    Se tu não leres o livro do prof. Ciro Marcondes Filho da USP chamado JORNALISMO: A SAGA DOS CÃES PERDIDOS, não saberás que o jornalismo como fora proposto na Revolução Francesa morreu tão logo o status quo alterou-se a favor daqueles que financiavam a mídia (a burguesia).

    Nada mudou desde antanho.

    A única coisa que se tem PARECIDA com jornalismo são os blogs que denunciam e criticam o PIG e seus patrocinadores. Quem é privilegiado pelo status quo JAMAIS denuncia.

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  27. Anônimo9/5/08 13:04

    Maia,

    Desculpa a arrogância, mas, definitivamente, eu sei muito bem o que o PIG faz.

    PIG não é PIG porque é veementemente mentiroso e tendencioso contra a pessoa do Lula, contra a instituição PT ou coisa parecida: é PIG porque perpetua golpes de desinformação e de produção de subjetividades sobre pessoas que deveriam ser informadas por um serviço que não informa.

    Se tu não leres o livro do prof. Ciro Marcondes Filho da USP chamado JORNALISMO: A SAGA DOS CÃES PERDIDOS, não saberás que o jornalismo como fora proposto na Revolução Francesa morreu tão logo o status quo alterou-se a favor daqueles que financiavam a mídia (a burguesia).

    Nada mudou desde antanho.

    A única coisa que se tem PARECIDA com jornalismo são os blogs que denunciam e criticam o PIG e seus patrocinadores. Quem é privilegiado pelo status quo JAMAIS denuncia.

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  28. Anônimo9/5/08 13:04

    Maia,

    Desculpa a arrogância, mas, definitivamente, eu sei muito bem o que o PIG faz.

    PIG não é PIG porque é veementemente mentiroso e tendencioso contra a pessoa do Lula, contra a instituição PT ou coisa parecida: é PIG porque perpetua golpes de desinformação e de produção de subjetividades sobre pessoas que deveriam ser informadas por um serviço que não informa.

    Se tu não leres o livro do prof. Ciro Marcondes Filho da USP chamado JORNALISMO: A SAGA DOS CÃES PERDIDOS, não saberás que o jornalismo como fora proposto na Revolução Francesa morreu tão logo o status quo alterou-se a favor daqueles que financiavam a mídia (a burguesia).

    Nada mudou desde antanho.

    A única coisa que se tem PARECIDA com jornalismo são os blogs que denunciam e criticam o PIG e seus patrocinadores. Quem é privilegiado pelo status quo JAMAIS denuncia.

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir