segunda-feira, 3 de março de 2008


Colômbia insurgente

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, quer o seu terceiro mandato, mesmo que a custa de uma guerra internacional na América do Sul. Nada importa a esse boneco de ventríloquo dos falcões da Casa Branca, pró-homem do narcotráfico e dos paramilitares direitistas colombianos. Importa apenas o poder do terceiro mandato, agora. Para tanto, invadiu dias atrás o território equatoriano e eliminou membros guerrilheiros das FARC’s (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o líder armado Raúl Reyes. Uribe quer o confronto, quer a radicalização para se impor como a única solução viável e “constitucional” de liberais e conservadores da Colômbia. Mas está sendo duramente denunciado e repelido por Hugo Chávez e Rafael Correa, respectivamente presidentes da Venezuela e Equador.

A história do país de Garcia Márquez está pontuada por tipos assim, de assassinatos, traições e golpes de mesa. As FARC’s surgiram após uma tentativa de golpe dos conservadores em abril de 1948, com o famoso Bogotazo, quando parte da Capital foi destruída por milhares de manifestantes enfurecidos e onde morreram em poucas horas mais de três mil pessoas, e 300 mil nos anos seguintes, até 1953.

Veja o vídeo aqui (parte 1) e aqui (parte 2).

Tratam-se de documentários ainda do tempo do presidente Pastrana, antes de 2002, mas que dá uma idéia do que são as FARC’s, de Manuel Marulanda, o Tirofijo, que não são vulgares narcotraficantes ou terroristas, conforme diz a propaganda norte–americana, aqui repetida pelo PIG, bem como a guerrilha do ELN, do padre Camilo Torres, morto em 1966.

5 comentários:

  1. Não, não, as FARC não são terroristas. Ingrid Betancourt está há 6 anos fazendo o quê?
    Quem é que financia as FARC? Por que Fernando Beira Mar foi preso em "território" das FARC? As FARC têm sim ligações com o narco tráfico que abastece esse exército terrorista na compra de armamentos. Farcs e traficantes são unha e carne e isso não é invenção dos PIGs da vida. Isso é fato. E o povo da América Latina está testemunhando a grande sintonia que existe entre Chávez e FARC e também agora entre Correa e FARC, até mesmo porque dois computadores de Reyes foram apreendidos pelo governo Uribe e que provam e comprovam diversas correspondências entre Reyes e ministros de Correa . E o que, afinal, faziam as FARC em território equatoriano? O próprio Raul Reyes deu entrevista dizendo que as FARC violam fronteiras. Equador e Venezuela são portos seguros para os guerrilheiros das FARC que sequestram, matam pessoas e fazem chantagem e exigem cumplicidade com os moradores pobres dos povoados levando seus filhos pré adolescentes para a armada. Uribe tem imensa popularidade na Colombia. Foi eleito e reeleito e está -sim - ganhando a guerra contra as FARC e o narco-tráfico (com ajuda americana). Perguntem aos colombianos se eles acham que as FARC não são terroristas....

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/3/08 12:27

    A demonização das FARC é a única vitória do imperialismo contra elas, em 59 anos de lutas na Colômbia. Uribe é sabidamente um agente do narcotráfico, isso foi provado pela ex-amante do Pablo Escobar, ex-chefe do cartel de Medellin, em livro lançado ano passado nos EUA. Livro esse que não foi desmentido. Uribe é um aventureiro perigoso e ganancioso, sua pseudo-popularidade resulta dos bilhões do Plan Colombia que o governo Bush injetou no país, inclusive reurbanizando a paupérrima Medellin para diminuir a miséria social no país. E os imbecis dos idólatras do PIG acham que a nova Medellin resultou de políticas neoliberais bem sucedidas. A Globo ano passado chegou a mandar um repórter especial para fazer matérias desde Medellin e mostrar no JN. Puro verniz da administração Bush.
    Só um bobo como Maia pra acreditar nesse bull shit.

    jorge

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/3/08 16:17

    Grande Maia!!! Resista firme às críticas. Sem você, esse blog ficaria muito chato. Temos que rir um pouco dos absurdos que você escreve!!

    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/3/08 16:32

    As FARC têm apoio no povo, senão não existiriam há décadas. E mais: boa parte do território colombiano está sob domínio das FARC. Apenas inocentes úteis e desinformados "compram" a propaganda nazista "vendida" pelo império sobre o movimento guerrilheiro.

    armando

    ResponderExcluir
  5. Armando, nenhum povo apoia terrorismo. As Farc fazem que nem os traficantes nas favelas, exigem cumplicidade das pessoas dos povoados e integram a fórceps seus filhos adolescentes no seu exército. O destino das Farc vai ser o mesmo do Sendero Luminoso, porque eles estão sim perdendo a guerra. As Farc sobrevivem porque se aliaram aos narcotraficantes e porque recebem graninha extra de governos "de esquerda". Por que a popularidade de Uribe é alta na Colômbia? Exatamente por isso, porque ele está ganhando a guerra. Doa a quem doer.A morte de Reyes e a apreensão de seu computador com documentos muito reveladores foi um golpe quase mortal às Farc.

    ResponderExcluir