sexta-feira, 28 de setembro de 2007


Parabéns, Joaquim Barbosa!

Este blog quer se congratular com o ministro do STF, Joaquim Barbosa (foto), ontem envolvido num qüiproquó com um colega seu do STF. A advertência de Barbosa ao ministro branco é um marco nas relações sociais do Brasil.

Este fato deve ser examinado e exaltado. Um negro aponta a um branco – em situação de igualdade – que a prática rebaixada do senso comum (o famigerado “jeitinho brasileiro”) não pode continuar a ser consagrada pelo Estado e seus agentes.

Semana próxima voltaremos ao tema.


5 comentários:

  1. Caro Feil,
    bate boca inesquecível!O queixo
    do vivente que se contrapôs ao Juiz
    Barbosa tremelicava como gelatina, certamente de ódio. Onde já se viu a senzala desafiar branquinhos patrimonialistas? Em todo caso cá estou a ruminar um artiguete para o início da semana sobre as razões do embate,cujas raízes são fundas - no mínimo já se encontram nas artimanhas estamentais imperiais e que se perpetuam república a dentro.Da beira do Tiete J.B.M.

    ResponderExcluir
  2. O ministro Barbosa rompe com as "tradições" da Casa Grande, ao fazer com que a Senzala entrasse e participasse da festa, sem pedir licença. É assim que romperemos com essa "elite" canalha, medíocre, golpista, separatista, arrogante, admiradora de Miami, etc.

    ResponderExcluir
  3. O BIXO VAI PEGAR!
    Essa leite não vai engolir, assim, essa afronta...

    ResponderExcluir
  4. "em situacao de igualdade..."
    vc chamou bem a atencao. Só dessa maneira, pretos e brancos, ricos e pobres podem estar na mesma situacao de direitos, em relacoes de cidadania...
    precisamos criar ambientes como esses no Brasil. Quase nao existem.

    ResponderExcluir