Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 22 de abril de 2008


Globo quer azedar relações Lu-Lu

O PIG é pig mesmo. Ontem, o Jornal Nacional da tevê Globo já começou a cruzada antidemocrática para azedar as boas relações do governo Lula com o recém eleito presidente do Paraguai, o progressista Fernando Lugo, a fórmula Lu-Lu (foto).

Os editores do JN fizeram propositalmente confusão na notícia sobre a revisão do tratado de Itaipu, de abril/1973, em plena ditadura tanto paraguaia, quanto brasileira. Primeiro, informaram que o presidente Lula não admite revisar o tratado de Itaipu (algo que Lugo nunca cogitou, revisar o tratado). Segundo, disseram que o presidente Lula admite revisar as tarifas de energia pagas ao Paraguai pelo uso dos excedentes a que o Paraguai tem direito, mas vende a preços irrisórios ao Brasil.

Só que a notícia negativa (a do tratado) foi dada com grande ênfase, enquanto que a notícia das tarifas contratuais foi feita quase discretamente, no finalzinho da edição de ontem do futriqueiro noticioso global.

Informe-se, finalmente, que já houve revisões das tarifas pagas pela energia do Paraguai, em outros governos, quando tudo foi resolvido em paz e harmonia, apesar de os preços nunca terem atingido as marcas praticadas no mercado internacional.

Ou seja, o Brasil sempre foi sim imperialista com o Paraguai, nesta e em outras matérias. O presidente eleito, Lugo, quer apenas terminar com essa relação injusta e desigual, nesta e em outras matérias.


Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo