Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 10 de abril de 2008


Alta dos alimentos ameaça estabilidade global, diz ONU

Os confrontos recentes ocorridos em diversos países por causa da alta nos preços dos alimentos devem prosseguir nos próximos meses, de acordo com especialistas. "Continuaremos a ver este tipo de incidentes, especialmente em centros urbanos, onde a população se vê impossibilitada de comprar a comida que costumava adquirir", afirmou à BBC Brasil Gregory Barrow, porta-voz do Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP). "Existe uma possibilidade muito real de instabilidade social e essa é uma ameaça que o mundo deve encarar com seriedade."

No início da semana o subsecretário-geral para assuntos humanitários e coordenador de operações de emergência da ONU, John Holmes, havia dito que a alta nos preços dos alimentos pode trazer conseqüências graves à segurança de vários países.

Desde meados de 2007, os preços dos alimentos aumentaram em média 40% nos mercados mundiais e os de matérias-primas básicas como o trigo, duplicaram. Essa situação acabou causando revoltas populares em vários países, como Camarões, Moçambique, Haiti, Costa do Marfim, Uzbequistão, Iêmen, Bolívia, Indonésia e Egito.

O porta-voz do Programa Mundial de Alimentos da ONU afirmou que os cálculos feitos em junho de 2007 sobre o quanto custaria para alimentar as 73 milhões de pessoas em 78 países que são atendidas pela agência tiveram que ser revistos por causa da alta. "Calculamos que isso [o orçamento para 2008] custaria US$ 2,9 bilhões, mas isso agora já está orçado em mais de US$ 3,4 bilhões", disse Barrow.

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick declarou que, a menos que países ricos forneçam fundos, "muitas pessoas vão passar fome". Ele afirmou que 33 países já enfrentaram problemas sociais por causa da crise.


Um comentário:

Anônimo disse...

Os EUA não podem contribuir nessa. Tem que gastar 3 trilhões de dólares pra dominar e massacrar o povo iraquiano.


gorga

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo