Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 17 de março de 2008


As múltis no alvo dos sem-terra

O coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, diz que essa movimentação acontece “contra o abuso do avanço do capital internacional e de suas empresas, que passaram a dominar a agricultura brasileira, sem controle nenhum”. As invasões se estenderam ao todo por 17 Estados do País nas últimas duas semanas, mobilizando um total de mais de 5 mil trabalhadores, no que pode ser considerada a maior onda de ocupações dos últimos anos.

Stédile concedeu esta entrevista à revista CartaCapital, desta semana. A seguir, na íntegra:

CartaCapital: A onda de protestos anunciada recentemente pode ser considerada como uma frente organizada de desagrado com o ritmo da reforma agrária no governo Lula? Como o MST avalia a posição do governo em relação aos ideais de mudança social que antes faziam parte da agenda do PT?

João Pedro Stédile: As recentes mobilizações levadas a cabo pelos movimentos da Via Campesina e, em especial, pelas companheiras mulheres, é resultado de duas situações complementares. De um lado, a falta de uma política que de fato priorize um modelo agrícola voltado para a soberania alimentar, para os camponeses e para reforma agrária. E de outro, um protesto contra o abuso do avanço do capital internacional e de suas empresas, que passaram a dominar a agricultura brasileira, sem controle nenhum, trazendo enormes conseqüências na soberania do território, nos nossos recursos, e na agressão de nosso meio ambiente, por meio da monocultura desenfreada.

A Vale diz ter sido vítima de sete invasões do MST desde agosto de 2007. Existe uma perspectiva realista do governo desapropriar terras da maior mineradora do país? Ou quais outros objetivos estariam por trás dessas invasões concentradas nas terras da empresa?

As mobilizações que houve em alguns Estados contra a Vale do Rio Doce, decorreram porque, em todos esses Estados, a Vale desrespeita sistematicamente populações locais e o meio ambiente. E inclusive nem estava pagando os royalties devidos de sua maior mineradora para a prefeitura de Parauapebas (PA).

Muitas das invasões recentes do MST e da Via Campesina têm se concentrado em terras de grandes empresas, como Vale, Aracruz e Stora Enso. Isso representa uma mudança na estratégia do movimento? A mudança de curso significa que a distribuição de terras avançou?

Não é mudança de estratégia do MST. É apenas o resultado do avanço dessas empresas transnacionais sobre nosso território, nossa terra, nossa produção. Elas é que estão mudando, comprando terras em áreas de fronteira, o que é ilegal. Impondo o monocultivo de eucalipto, que é predador do meio ambiente e traz enormes prejuízos. Foi a Aracruz que roubou 15 mil hectares dos povos indígenas e depois de nossas mobilizações teve que devolver por decisão judicial. E ainda falta devolver 22 mil hectares roubados de comunidades quilombolas. Foi a Stora Enso quem comprou ilegalmente 56 mil hectares, na fronteira com o Uruguai, e que o próprio Incra não legalizou.

Como o governo federal tem se posicionado diante de indícios de abuso por parte das forças de reintegração de posse na ocupação no Rio Grande do Sul? O governo parece disposto a impedir que o uso da violência volte a ser excessivo? Quais medidas foram tomadas?

Infelizmente muitos governos estaduais continuam sendo neoliberais e totalmente comprometidos com as empresas e seus financiadores de campanha. A governadora Yeda Crusius recebeu 500 mil reais das três empresas de celulose para sua campanha. Devolveu o agrado mudando ilegalmente a lei de zoneamento ambiental, que existia há anos, para permitir a expansão do eucalipto sobre o bioma dos pampas, totalmente prejudicial. E agora usando a Brigada Militar como verdadeiro braço armado das transnacionais. Chegou ao cúmulo de usar um interdito proibitório contra a Via Campesina, genérico, para fazer despejo sem ordem judicial.

O governo federal ficou quieto no caso da repressão. Mas o Incra se manifestou, denunciando que de fato as terras compradas pela Stora Enso, inclusive as que ocupamos, eram ilegais. Nós esperamos que a opinião pública gaúcha e a sociedade percebam como as elites brasileiras usam o poder do Estado apenas para proteger os interesses econômicos de grandes empresas transnacionais.

A decisão da Justiça de proibir o plantio de eucalipto na região de São Luiz do Paraitinga, SP, mostra disposição por parte de forças governamentais em atender as reivindicações do MST? Essas medidas são suficientes? Como o MST planeja garantir a durabilidade destes ganhos parciais?

O MST não tem presença na região de São Luiz, que é dominada por pequenos e médios agricultores. Essa decisão é uma vitória do movimento ambientalista e do povo de São Luiz que sempre protestou contra o monocultivo do eucalipto na região, que está acabando com as nascentes de água, com a biodiversidade da flora e fauna. Isso demonstra que, felizmente, ainda temos pessoas conscientes no poder Judiciário, que se preocupam com os interesses do povo, e não apenas com o lucro das empresas. Espero que a moda pegue, e que outros magistrados assim interpretem.

O senhor tem alguma esperança de ver uma reforma agrária mais profunda ainda no governo Lula?

A reforma agrária é uma necessidade. Nenhuma sociedade se constituiu democrática sem antes democratizar a propriedade da terra. Mas não devemos esperar nada gratuitamente de governo algum. Todas as conquistas do povo, em qualquer situação, sempre dependeram do grau de consciência e de mobilização da população. Por isso que muitas vezes, por mais justas que sejam as causas, elas demoram a se concretizar. Porque dependem de mudança da correlação de forças. O Brasil vai mudar quando o povo se mexer

9 comentários:

Anônimo disse...

Jesus, como esse Stédile fala bobagens. É uma metralhadora de asneiras. Todo mundo sabe que o MST é um dos maiores inimigos da natureza. E vem esse cara dizer que estão preocupados com o monocultivo que vai acabar com biosiversidade. Quanta besteira, cumpanheiro!!
Antonio Carlos

Carlos Eduardo da Maia disse...

Olívio Dutra também recebeu dinheiro dessas multinacionais para sua campanha. Aliás, os valores recebidos por Yeda e Olívio da Aracruz e Storia Enzo são praticamente os mesmos. E mais, o próprio Stédile admitiu -- em outra entrevista -- que o Brasil perdeu o trêm da reforma agrária que deveria ter sido feita em outro momento histórico. Na verdade, o que o Brasil precisa fazer é desenvolver as pequenas e ´médias cidades, melhorar a qualidade de vida e do serviço público nelas. A verdade verdadeira é que o MST é um movimento cada vez mais impopular no Brasil.

Anônimo disse...

O MST não está disputando o espetáculo, o Ibope da novelas das oito, o BBB do PIG, o MST é um movimento social que se mobiliza pelas grandes e históricas transformações. A régua e o compasso que vc. usa para medir a popularidade/impopularidade de alguém não serve para movimentos sociais. Isso é uma inadequação empírica. E o que Stédile disse é que a reforma agrária não pode ficar limitada somente na luta pelo solo, tem que lutar por outras dimensões da cidadania, da conquista de outros direitos que são sonegados junto com a terra. Foi isso que Stédile quis dizer, em outra oportunidade. O senhor está distorcendo, a seu favor, as palavras dele, provando que vc. é um filhote de PIG.

Mauro

Anônimo disse...

O MST tem preocupação ambiental, sim. Depois de assentados, as áreas de mata são preservadas e nos campos desolados dos latifúndios improdutivos - campos de cupins e pasto - começam a florecer capões de árvores, floreiras e outras ordens de vegetação.

Quem já visitou, sabe disso.
Vá conhecer as coisas antes falar asneiras "cupanheiro".

Anônimo disse...

e como o maia tb fala asneiras...

as cidades pequenas e médias no brasil têm suas economias diretamente relacionadas ao campo. Não são flores exóticas que brotam no meio do nada. Uma reforma agrária tem tudo a ver com o desenvolvimento das pequenas e médias cidades no interior do brasil, uma coisa não exclui a outra, muito pelo contrário.

outra coisa, realmente esse papo de popularidade é de matar. olha que argumento profundo. Mas é bom saber que baseado nesse raciocínio ele deve apoiar o chavez, morales, lula, correa e kirchner. Todos estes têm elevados indices de popularidade.

Anônimo disse...

Me digam onde podemos visitar um assentamento do MST que não seja o Ana Terra, todo maquiadinho pra gringo ver?
Alguém sabe o que e quanto esses assentamentos produzem, que não bêbados e vagabundos?
Alguém sabe dizer?
Alguém sabe?
Alguém?

Anônimo disse...

Vagabundo!
Sujo!

Anônimo disse...

Vagabundo!
Sujo!
Escravocrata!
Calaveira do Banco do Brasil!

Anônimo disse...

Vagabundo!
Sujo!
Escravocrata!
Calaveira do Banco do Brasil!
Ladrão de Mula!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo