Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 21 de setembro de 2007


A profundidade dos novos maragatos

Para descrever a secretária de Cultura do governo de dona Yedinha é muito simples. Bastam três palavras e um verbo, que são parte de um poema de Paul Valéry: “O mais profundo é a pele”.

Ontem, a secretária Mônica o-mais-profundo-é-a-pele Leal fez publicar no jornal de seu partido, o Zeagá, um artigo que bem poderia ser o editorial sobre o que pensam os novos maragatos sobre o Rio Grande do Sul, à luz do seu passado refulgente, glorioso, quase divino.

Dona Mônica (foto) consegue escrever cerca de duas mil palavras sobre a guerra civil Farrapa e só usar adjetivos epifenomenais e de louvação adocicada ao decênio 1835-45. Não há sequer menção a três substantivos que foram o carro-chefe do movimento Farroupilha: república, federação e autonomia. Nada. Claro, isso para eles não são valores permanentes, mas apenas palavras gastas de fatos antigos.

De qualquer forma, não quero aqui inibir ou censurar a secretária de Cultura dos novos maragatos (todos, como se observou ontem, ostentando lenços vermelhos) no poder, muito ao contrário, quero estimular cada vez mais a manifestação escrita destes próceres da direita guasca. Quando escrevem (coisa rara), revelam que “no céu interior não brilha uma única estrela” – como evidenciou a secretária ontem.

E a governadora Yeda Crusius, tem algo a escrever sobre a tradição guasca? Ou a sua mensagem resume-se, mudamente, a fantasiar-se de Anita-Garibaldi-banana-caturra, como fez em toda a Semana Farroupilha?

10 comentários:

Anônimo disse...

Gostei mais da expressão anterior, modelito caturrita, do que a de hoje. Deve-se reconhecer o sorriso de felicidade da secretária, não seria um pré-orgasmo eqüino?

Anônimo disse...

ao lado da Monica Leal está um seu assessor de grande nomeada nas letras guascas, o grande intelectual (gigante entre seus pares) Vilmar Romera, piolho aprendiz de Nico Fagundes.

Anônimo disse...

Estas fotos da Yeda Pantalha são um monumento a DEMAGOGIA E HIPOCRISIA.

Anônimo disse...

Exposição medíocre dos tucanalhas.

Anônimo disse...

Seria engraçado, senão fosse trágico.
A dona Mônica toda sorrisos para a tia yeda que nem conseguia rir de tanto botox na cara. Festival de horrores.
Fora a Brigada exibindo uma blazer cheia de tiros e os comentaristas orgulhosos com a morte de 2 assaltantes.
Essa história vai longe.

Anônimo disse...

O caso da Chapeuzinho Vermelho contado de maneiras diversas...



JORNAL NACIONAL
(William Bonner): 'Boa noite. Em São Paulo, uma menina chegou a ser devorada por um
lobo na noite de ontem...dentro da sede do PT, onde estava José Dirceu, chefe da quadrilha do mensalão, ele diz que nada sabe a respeito, mas no terreno das hipóteses, linha adotada pelo nosso chefe de jornalismo, Kamel, pode-se assegurar que ele sabe tudo !

(Fátima Bernardes): '... mas a atuação de um caçador do Partido PFL, digo, Democratas, evitou uma tragédia'. Sabe-se que José Dirceu, DO PARTIDO DOS Trabalhadores, tinha falado com Lula, minutos antes.
Mostramos para os telespectadores a imagem do telefone usado para a conversa. E a entrevista concedida pelo Sen. Arthur Virgílio, do PSDB, que confirmou a insidiosa trama urdida por Lula e José Dirceu.

FANTÁSTICO
(Glória Maria): '... que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas
essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é
mesmo? E foi completamente curada e bem tratada no Hospital administrado pelo governo de São Paulo. Caso fosse o SUS, do Governo Federal, do Partido dos Trabalhadores, ela não estaria aqui, linda e recuperada.

CIDADE ALERTA
(Datena): '... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê o Lula ! Cadê o governo Federal !
Cadê as autoridades? ! A menina ia para a casa da vovozinha a pé! Não
tem transporte público! Não tem transporte público! E o Cáos na Aviação ? Cadê o Lula ? E foi devorada viva... Não temos segurança, culpa do PT aqui em são Paulo.
Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho
medo de lobo, não tenho medo de lobo, não, não, não, não... Não vão me calar!

REVISTA VEJA
Lula sabia das intenções do lobo. Toda a atual e ex-cúpula do PT sabiam de tudo. É a pior crise nacional dos últimos tempos. A nossa hipótese é que o Governo Federal falhou na Segurança Pública. Entrevistamos os Senadores do DEM e PSDB que concluíram pela culpa de Lula.
Temos vários e vários apagões. Lula é o Apagão ! Não perdoamos que ele tenha sido eleito e novamente eleito. O povão não sabe votar. Alíás, no Brasil, só há povão ignorante. Não vê os nordestinos ? O Piauí nem precisava existir, de acordo com o Presidente da Philips no Brasil, patrocinador do Movimento Cansei. A classe média brasileira está cansada de perseguir o "wave american life". Querem bolsas de marca e carros novos, mas a Bolsa Família, NÃO. Mas que continuem "aquelas" bolsas das Universidades, para o exterior, aquelas "bolsas" para pecuaristas, arrozeiros, etc., fornecidas pelo BB, que servem para, para, para ...o quê? Diogo Mainardi, nosso colunista, tem razão, quando diz que tudo é o Cáos neste Governo! Imagina, esse povão que recebe bolsa família, gente cachaceira e vagabunda! Os governos até aqui SEMPRE deram oportunidade de trabalho, educação, segurança, sáude. Nunca houve Cáos! Descobrimos AGORA, neste governo. Chegamos onde chegamos. Não há razão de tal assistência. O Lula foi eleito para a Presidência, mas Nós, do Quarto Poder avocamos o DIREITO de testar hipóteses de governança. Soubemos muito melhor o que é bom para o País.

REVISTA CLÁUDIA
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho. Nessa edição a receita para o lanche do Chapéuzinho ficar bem nutrida para enfrentar o lobo.

REVISTA NOVA
Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama.

FOLHA DE SÃO PAULO
Legenda da foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador filiado ao PSDB", membro do "Cansei" ! Brasil - até quando a violência patrocinada pelo governo federal ?
Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos
lobos um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e
depois salva pelo lenhador. Ao fundo, um outdoor do "Cansei" e a apresentadora Hebe Camargo, convidando Chapéuzinho para o seu programa.
Nessa edição veja a prévia da Revista Playboy que vai trazer na próxima edição a Capa com Chapéuzinho.

O ESTADO DE SÃO PAULO
Lobo que devorou Chapeuzinho, além de ter cometido o quase homicídio, é um corrupto, mensaleiro, churrasqueiro do LULA e compadre do José Dirceu, e está ameaçando o Supremo Tribunal Federal, para "amaciar" a apresentação da Denúncia a ser oferecida contra ele pelo Procurador Geral da República, aliás, indicado por Lula, temos medo, como a Regina Duarte, do movimento Cansei (viram a cara dela), que o Procurador não ofereça a Denúncia. Temos que pressionar o STF para que isso não aconteça.

O GLOBO
O Movimento "Cansei" apóia ONG do lenhador ligado ao PSDB que matou o lobo pra
salvar a menor carente, embora toda o empenho do Partido dos Trabalhadores em contrário.
Na foto o Presidente da ONG, ao lado o Senador Tasso Gereissati.

ZERO HORA
Avó de Chapeuzinho nasceu no Rio Grande do Sul, faz parte da "Família, Tradição e Propriedade" e é contratada pela Secretaria de Educação para otimizar o NOVO JEITO DE GOVERNAR.
Em Porto alegre, percorreu as ruas da cidade, que está entre as melhores do mundo em urbanização, segurança, limpeza, despoluição, educação, espetaculares índices de emprego e renda.. Foi recebida pela Governadora, caracterizada de Prenda Minha, usando uma belíssima pantalha. No Palácio Piratini foi servido um delicioso café colonial com apetitosos cacetinhos. ZH esteve presente com Lasier Martins e Rosana de Oliveira, que contam tudo o que aconteceu em suas colunas, destacando a beleza do evento.

ESTADO DE MINAS
Governador Aécio Neves construirá um Batalhão da PM nos caminhos perigosos de toda Minas Gerais , liberando enormes recursos para a Segurança Pública, deflagrando a Campanha "Brasil !Segurança Máxima !" Não mencionamos nada, nessa edição sobre o Mensalão de Minas Gerais, eis que não temos hipóteses a respeito desse caso. Nada nos chegou até o momento...


REVISTA CARAS (Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: 'Até ser
devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra
pessoa'. Convivo somente com a classe média para cima. Odeio pobre, uso somente roupas de griffe.Longe de mim o lobo e o povão.

PLAYBOY (Capa)
Veja o que só o lobo viu.

REVISTA ISTO É
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente do Partido dos Trabalhadores, um dos mensaleiros.
Nessa edição EXCLUSIVIDADE : Os Mensaleiros de Minas. AÉCIO e Muitos Outros.
(Somente a Isto É sabe disso).

G MAGAZINE
(Ensaio fotográfico com lenhador)
Lenhador mostra o o instrumento que usou para atacar Chapéuzinho.
*******************************************************************************************
Haveria mais..

E aí ? Vamos acreditar em tudo o que dizem e escrevem?


?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Mídia : PARTIDO POLÍTICO.
Quais os partidos políticos a que servem ?
É fácil falar e escrever !
O papel tudo aceita e as palavras o vento leva, quando acobertados pela Lei de Imprensa - O VERDADEIRO PODER, ou o chamado "Quarto Poder".
Alerta! É preciso saber LER e OUVIR !
________________________________

Anônimo disse...

Acredito que o uso do lenço vermelho, por esta senhora, não tem ligação nenhuma com demonstração de apreço ao Partido Libertador, ou aos Maragatos. Simplesmente, ela o usou por achá-lo esteticamente mais atraente. O uso do lenço vermelho, por 90%, da gauchada vai no mesmo sentido. Mais uma, também acerca da coloração político-clubística. O cúmulo da contradição. Os Fagundes. São chimangos pelos quatro costados e torcedores do clube estabelecido no aterro do Guaíba.

Anônimo disse...

O blog Diario Gauche está vetado nos computadores da rede do governo Yeda. Nenhum servidor tem direito de acessar.

Anônimo disse...

Eduardo, essas fronteiras entre chimangos e maragatos hoje estão borradas, não valem mais.

Eu chamo a atenção é para o culto remanescente à "filosofia" estancieira por parte da direita guasca, que não usa lenço vermelho de graça, ou em homenagem ao "clube do aterro" da Padre Cacique (boa essa!).

Anônimo disse...

que coisa mais ridícula essa dupla...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo