Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 19 de setembro de 2007







Deu no jornal Zero Hora de hoje

Observem o sabujismo babão de alguns parlamentares guascas para com o gupo RBS.

É desanimador! A gente sente vergonha por eles!

Essa turma – supostamente de esquerda – perdeu completamente o senso crítico. Pior: estão com amnésia delirante.

Não lembram o papel representado pela RBS aqui no Rio Grande do Sul, que, na falta de partidos autenticamente de direita, cumpre a função de intelectual orgânico e dirigente (e formulador) do pensamento conservador e tradicional, mesmo com toda a pseudo-modernidade dos seus veículos superdotados de tecnologias de ponta e outros quetais. Mais: esquecem que a RBS mente e engana quando afirma praticar um jornalismo neutro e isento.

Outra prova da amnésia dos nossos parlamentares guascas: esqueceram que a RBS apoiou e se fortaleceu com o golpe militar de 1964. Quem ajudou um golpe ontem, ajuda hoje, ajuda amanhã, ajuda sempre.

.....

Depois dessa, quero anunciar aqui publicamente: meu caldo entornou!

Ano que vem não voto em quem está balançando o rabinho de sabujo para a RBS. É um dos critérios que irão orientar o meu voto magro e desanimado.

Peço que os meus quatorze leitores reflitam sobre isso.


Fac-símile do jornal Zeagá pescado integralmente do blog Ponto de Vista


39 comentários:

Anônimo disse...

Denota a velha promiscuidade entre o poder e a mídia.

Chama a atenção que certa "esquerda" vende a alma para ficar bem com certa mídia.

sueli halfen ( POA) disse...

Não voto tb !!!!!! Logo a Manuela que me parecia ter discernimento!!!!

Anônimo disse...

Bah! Até tu Manu! que decepção! Acreditei, bem feito, tenho mais que toma no ...!

Anônimo disse...

Ora gente, Manu é do PCdoB, o partido mais falsa baiana da esquerda brasileira. Hoje, pra mídia dizer que é plural, chama a Manu pra equilibrar de fachada os programas ideológicos deles. E ela vai e nem sabe que está sendo usada, massa de manobra da mídia é o que ela é.

Carlos Eduardo da Maia disse...

"Quem ajudou um golpe ontem, ajuda hoje, ajuda amanhã, ajuda sempre." Essa frase rima com Chávez.
Nunca vi tanta gente frequentando a usina do Gasômetro quanto nessa exposição "no ar" feita pela RBS em comemoração aos seus 50 anos. O vivente é obrigado a passar horas numa fila infernal para entrar no recinto - a entrada é grátis. Não tive essa santa paciência. Mas a Usina está bonita, toda pintadinha com as cores do bom gosto. Melhor assim do que assado. Leio a ZH por pura obrigação de informação, é um tablóide medíocre que tem alguns poucos e bons comentaristas, mas é um veículo que faz seu pape e defende seus ideais (o que é normal).

Anônimo disse...

Como candidatos tomam posturas críticas, etc, etc, etc.
Como eleitos, babam na fronha.
"Tá tudo dominado".

Anônimo disse...

Jesus, me chicoteie! Que nojo! Dá vontade de vomitar lendo esses baba-ovos! Que nojo! Que nojo! Até a Maria do Rosário??? Será que existe luz no fim do túnel? Ô raça!!

Anônimo disse...

Jesus, me chicoteie! Que nojo! Dá vontade de vomitar lendo esses baba-ovos! Que nojo! Que nojo! Até a Maria do Rosário??? Será que existe luz no fim do túnel? Ô raça!!

Anônimo disse...

E o que vocês me dizem de São Paulo, centro do reacionarismo mediático (fora a Globo, que adora cenários do velho Império) e do mais abjeto beija-mão?

Anônimo disse...

Verinha lembra sempre que a Maria do Escapulário foi "formada" pela escola de quadros do PCdoB. Aulas de oportunismo, de entrismo, de aparelhismo, e de puxa-saquismo.

Anônimo disse...

É bem como disse o 'anônimo':"Como candidatos tomam posturas críticas, etc, etc, etc.
Como eleitos, babam na fronha."
Ô raça!!! Mas não dá nada não; na próxima eleição vou me lembrar disso( sou muito vingativa!{risos)).

Anônimo disse...

Vc. não é vingativa. Vingativos são esses parlamentares. Só pode. Acho que eles tem alguma coisa contra nós, por alguma motivo estão querndo se vingar da gente, fazendo esse papelão com a RBS.

Kayser disse...

A explicação me foi dada pessoalmente pela Luciana Genro: eles têm medo de criticar a RBS (Globo, Band, Rádio Caturrita de Anta Gorda, etc) e nunca mais terem espaço na mídia. Elogiando a RBS, eles garantiram um espaço privilegiado com foto colorida. Propaganda e visibilidade... com retorno discutível, é verdade.

Anônimo disse...

Caro Kayser, a emenda saiu pior que o soneto... Isso tem nome e sobrenome: falta de convicção política.

Anônimo disse...

Kayser, mas ter espaço desta forma! Esse é o preço, então?

Olha, essa explicação da dona Lu não se dá nem pra porteiro de bailanta pé-sujo.
Pelo jeito a coisa é pior do que se imagina. Não sei não, mas as prostitutas, escorts, garotos de programa e quejandos se humilham por menos.
Que profissão essa gente arrumou, pelamordideus meu...

Anônimo disse...

só um comentário... lamentável!! só chamando o hugo mesmo... tb., são políticos, esperar o que???? raça maldita!!!
ps: qto. a visitação na usina, só um comentário: eitcha povinho abestado, sô!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

É engraçado, muito engraçado, a preocupação e a angústia dos atores de certa esquerda. Quem nunca administrou nada na vida não tem a mínima noção do que é administrar. E no meio do alarde da paranóia o mundo segue sua rota diurna e noturna e os malbecs argentinos estão melhores do que nunca. Enquanto isso a Usina do Gasômetro continua cheia. Nunca esteve tão cheia.

Anônimo disse...

Em alguns casos as declarações são mesmos decepcionantes... em outros (vide Beto Albuquerque, Gabeira...) até que não - era mesmo o esperado.

Sugiro a todos os insatisfeitos, que além de não votarem nesta turma, também enviem e-mails aos distintos e seus partidos. Quem sabe a ficha cai ou ao menos disfarçam um pouco da próxima vez.

Anônimo disse...

E aí Maia conta aqui prá nós o que tu administrou na vida.

Anônimo disse...

Eu tb., não voto mais em candidato ´que faz esse papelão !
Cadê o "jogo de cintura" para falar... e não dizer NADA!
Por favor, me poupem!
Hoje eu ouvi a ana Amélia na Gaúcha (arghhhhhhh)entrevistando o B.Albuquerque, apressada e deseducada com ele. E ele ainda agradeceu! ora ! que nojo!
Sem votos... vou procurar outra turma !

Anônimo disse...

Com certeza, esses não são iluminados.

Anônimo disse...

Pena que Gastão o Vomitador - do imortal Jaguar! - tenha se suicidado.

Anônimo disse...

Certamente os titulares deste espaço adorariam ter noticiado só petistas, neranão? Agora lascô...os gauches não podem mais exaltar o psol...que coisa. Só queria saber donde foi que vocês tiraram que o gabeira poderia fazer diferente do que fez. Um bosta, o pulha que faz o jogo da direita, que protegeu caninamente o corrupto anterro pé no barro, mesmo com todas as provas da ligação dele com o criminoso Comendador Arcanjo reveladas pelo Juiz Julier. gabeira é nojento. p/Nildo

Anônimo disse...

Não começa a querer deixar de ser a Velhinha de Taubaté, dono do blog. Não mesmo! Eu gosto de voce quando defende o governo Lula, os avanços sociais, e aqueles momentos que dá em voce o "furor" revolucionário. Não me venha com essa conversa mole de que o caldo entornou. Sem essa! Revolução ou Morte - até sempre!

Anônimo disse...

Escrevi, mais de uma vez, cobrando da Luciana Genro a sabujice dela para com a mídia corporativa, desde a sua aparição naquele famigerado programa do Jô na época do "mensalão". Ela nunca teve coragem de me dizer isso que disse para o Kayser. É muito cínica. Francamente, esta esquerda de merda que adora brilharecos e holofotes, vai morrer sem aprender que eles só legitimam essa canalhada toda. Como é que nós vamos votar nessa gente? Voltarei a anular o voto e estou cada dia mais convicto disso. E o pior de tudo, é que entra geração, sai geração, e a coisa não muda. Taí a Manuela que o diga.

Claudinha disse...

Faço minha as palavras do Weissheimer, quando cita Bernard Cassen no livro "Mídia e Democracia" do Guareschi e Biz (Evangraf, 2005):
" (...) fortalecer a idéia de que investir em comunicação é absolutamente estratégico para quem quer, de algum modo, construir alternativas aos sistemas políticos, econômicos e culturais e dominantes. No entanto, na prática, a vida revela-se mais dura e implacável com certas ilusões sobre A OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS NA GRANDE MÍDIA*. Em fevereiro de 2004,(...) Bernard Cassen fez uma dura advertância sobre os riscos da presença destas ilusões entre o movimento altermundista. (...) lançou, então, uma pergunta (...): POR QUE A CRÍTICA AO SISTEMA MIDIÁTICO TEVE UM ATRASO EM RELAÇÃO À CRÍTICA DA GLOBALIZAÇÃO NEOILIBERAL? A resposta, segundo ele, passa pela constatação de que UMA PARCELA IMPORTANTE de atores desse movimento EVITA CRÍTICAS DIRETAS à atuação da mídia POR ACREDITAR PRECISAR DELA. (...) Para Cassen, muitas pessoas que querem construir 'um outro mundo possível' MANTÉM RELAÇÕES PRIVILEGIADAS com jornalistas da grande mídia, desenvolvendo uma espécie de CONIVÊNCIA. O filme é bem conhecido de nós. As conseqüências também. (...) O problema é que MUITA GENTE não encara essa luta PARA VALER POR TEMER PERDER ESPAÇO nessa mídia."
As letras maiúisculas são grifos meus. Para quem milita pela democratização da comunicação como eu, este quadro é brochante. Além de pressionarmos os grupos midiáticos, em especial a RBS, exigindo programação e informação de qualidade, ter que pressionar os partidos do dito campo progressista a produzir meios alternativos de programação e informação de qualidade É OSSO DURO DE ROER!!!

Anônimo disse...

estes pseudo grupo de esquerda aí não terão meu voto..são lambe botas da RBS.

Anônimo disse...

Manoela, Maria do Rosário e Beto Albuquerque, mais algum parlamentar gaúcho?
Tem que colar cartaz com a cara desses vigários.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Com todo o respeito e data venia da vida, eu acho essa preocupação de vocês absolutamente ingênua. Esse é o jogo da política, isso faz parte da democracia num país de 190 milhões de pessoas. O fluxo da comunicação é esse. É difícil tomar o ônibus do contrafluxo, porque ele não é universal. Abrange poucos. A eterna elite.

Anônimo disse...

O que o incansável fiscal dos blogs Maia está querendo dizer é muito rasteiro - se o estupro é inevitável o melhor é relaxar. Se ele quer ser estuprado diariamente que assim o seja. Mas e o inconformismo dos outros deve ser sonegado? O que o totalitário Maia postula é que TODOS reajam do mesmo modo, isso que ele se autodefine como um democrata. Que democrata!!!

Anônimo disse...

Gostei do comentário da Manuela cabeça-oca-olha-só-mamãe-sou-quase-prefeita-da-capital: "A RBS respeita a diversidade e as diferentes opinões". Peraí, Manu, diversidade e diferente não são a mesma coisa?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não se trata de estupro ou de crime. E mais, inconformismo e indiferença são posições políticas que devem ser respeitadas. Na verdadeira democracia ninguém é obrigado a participar. Participação não é obrigação. Participa quem quer. Quem não quer faz outras coisas. O importante é que haja liberdade no fluxo e contrafluxo e que não haja interrupção por aqueles que se dizem donos da verdade.

Anônimo disse...

Fluxo e contrafluxo, vamos continuar na metáfora do trânsito de automóvel. Tudo isso não existe no GRUPO RBS de lá só existe fluxo. O tema Macalão e a Santa do Selo raramente aparece, contrariamente ao governo Olívio que algo semelhante seria motivo para inúmeras páginas. Veja a gestão temerária do líder empresarial Guerreiro no Imortal, inclusive, com desaparecimento de cheques. Quantas páginas gerou? Zero, nada, nadica. Veja a gestão do PSF no governo municipal, um caos, fim de contrato, dívida com a FAURGS, crítica dos médicos, e assim vai. Quantas páginas de fluxo? Zero, nada, nadica. Veja a questão das merendas da prefeitura de Canoas, governo tucano, quanta páginas na ZH? Nada. Cara-pálida na ZH só existe FLUXO. Capice!!!

Anônimo disse...

Maia disse:
"Quem ajudou um golpe ontem, ajuda hoje, ajuda amanhã, ajuda sempre." Essa frase rima com Chávez."
E a Zero Hora? E o Carlos Eremildo Maia?
Nos fale, Maia, do mensalão do PSDB, que assim como a Zh não falas nada...

Anônimo disse...

Manu, aquela mesma que ia ao Guerrilheiros da Notícia dizer que absurdo eram os atrasos nos aeroportos, onde os executivos ficavam horas esperando para embarcar (bem antes do apagão aéreo), dizendo que a Venezuela era suja e por aí vai...Acordem meu povo,...por favor!!!!

Anônimo disse...

A postura revela o mix de tacanhez ideológica com a mais pura convardia, quando se trata de enfrentar os "barões" da mídia, em qualquer quadrante do planeta Brasil.
O PT, basicamente, sempre entregou o Ministérios das Comunicações em seus "negócios de governabilidade". Isto é, de fato, algo de abjeto no governo Lula: a covardia de enfrentar o baronato e seus canhões de propaganda ideológica.
Cristovão foi preciso na crítica. Aqui em SC não é diferente. Na hora de "babar" o monopólio da RBS, todos os "gatos" da política são "pardos", seja noite ou dia, não importa. Vale "preservar" o espaço para disputar os nacos de imagem e poder.
O direito à comunicação, ou melhor a luta pela democratização da comunicação no País é para as Manuelas, Marias, Betos e Lucianas algo tão distante quanto Plutão. Lamentável e decepcionante, para dizer o mínimo.

Samuca

Anônimo disse...

14 fiéis leitores não, quinze.

Anônimo disse...

É MEDO, ELES TEM MEDO, MORREM DE MEDO DA MIDIA. POBRES COITADOS.SAO MAIS DIGNOS DE PENA, QUE DE RAIVA. DE TODOS ELES, A LUCIANA GENRO É A QUE MAIS ME DECEPCIONA. TAO CORAJOSA PARA ALGUMAS COISAS E COVARDE PARA OUTRAS. BEM QUE, NAO DEVE CAUSAR DECEPÇAO ALGUEM QUE SE ALIA A DIREITA PARA DAR UM GOLPE MIDIATICO, NÉ, NAO???

Anônimo disse...

O jornalista Luis Carlos Azenha definiu bem o governo de Lula: FROUXO. Morre de medo da midia tmb. Lula continua no poder, porque o povo o quis mantê-lo lá, nao obstante as safadezas. Muito pior seria o retorno do tucanato ao poder. O povo escolheu ficar com o menos pior.SAUDADES DO BRIZOLA, HOMEM CORAJOSO!!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo