Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 26 de setembro de 2007


André Gorz: um crítico radical do capitalismo

“Quando conheci Gorz e Dorine, nos anos 1970, escreve Michel Contat no Le Monde, de hoje, encontrei-os com Ivan Illich, Herbert Marcuse, Rossana Rossanda, William Klein juntamente com intelectuais mais jovens e ativos no movimento social”.

“Hoje, escreve o Michel Contat, embora mais espaçadamente, lhe visitavam jovens que se sentiam inspirados por ele na sua ação, sindical, política e social. Igualmente o procuravam universitários que pesquisam a sua obra. Assim, o mundo não lhes vinha ao encontro lá na campanha somente pelas publicações que ele lia assiduamente como as revistas Multitudes ou EcoRev. Estas revistas publicam artigos muito claros exprimindo um pensamento radicalmente sobre a economia política da que reina normalmente”.

Quando das últimas eleições presidenciais na França ele disse que votaria, “mas sem acreditar no discurso dos candidatos que prometem pleno emprego e emprego por toda a vida. Todos mentem quando falam deste tema. E o pior é que todos sabem disso. O futuro não se joga no nível da política do Estado. Ele se constitui nas pequenas coletividades, no nível comunal, por meio de comportamentos que rompem com a lógica do lucro financeiro. É lá que as lutas têm um sentido”. Sobre este tema ele era capaz de falar horas, animado de uma convicção impressionante. Sua crítica radical ao capitalismo nunca foi desarmada. Seus livros a desenvolvem de maneira cada vez mais fina.


Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo