Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O lado escuro da lua e a 'neve' guasca



A banda do lendário Syd Barrett, Pink Floyd, lançou este álbum em 1973. Aqui, na íntegra (43 minutos). Era o rock progressivo inaugural, na época chamado de 'psicodélico' (palavra que não se usa mais, acho).

Mudando de assunto: e a neve que a RBS/Zero Hora passou a semana prometendo? O gato comeu a neve? A neve ou ficou em casa ou está passeando? A neve não quer usar bombacha? A neve sentiu calor e preferiu locais mais frios? A neve achou muito salgada a hotelaria de Gramadocanela? E a comida dos restaurantes de Gramadocanela, uma gororoba cara e sem imaginação?

Alô, neve, onde estás que não me ouves, venha tomar um cognac conosco, prometemos ficar longe do fogo!

O fato é que a neve (no RS) é uma invenção meteorológica de publicitários desonestos. Não se pode prometer algo que não se pode cumprir ou fazer acontecer. Mesmo que haja precipitação de neve por essas bandas, será de forma episódica e pontual, rápida, localizada, epifenomênica, furtiva, envergonhada, raquítica, no meio da madrugada. Nua, branca,  temendo a censura da cara larga da lua. Só para obrigar os morcegos a permanecer em suas tocas, e adiar o vôo nupcial das mariposas.

Os publicitários espertos resolveram vender mais um produto turístico no Rio Grande, a neve.

E alguns basbaques ainda acreditam em mais essa mitologia urbana guasca.

Tem gente que gosta de ser enganado.

9 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cristóvão:
É sempre bom ler tuas análises. Mas este álbum do Pink Floyd, possivelmente o mais famoso de todos - e o melhor - é de 73, quando syd Barret já não estava mais no grupo e David Gilmour havia assumido a guitarra e os vocais.
Abs
Gilmar

Cristóvão Feil disse...

Syd Barrett esteve com a banda até a sua morte, em 1968. Fundou-a em 1964, em Cambridge, me informa o Wikipédia.

Grato, Gilmar.

Abç.

CF

outro Edson disse...

Na verdade, Cristóvão, Syd Barret morreu em 2006. Ele foi chutado do Floyd em 68 durante a gravação do segundo álbum (A Saucerful of Secrets) e chegou a lançar dois discos solo no final dos 60 (com o auxílio do seu substituto no Floyd, David Gilmour).

Voltando ao assunto principal do post, a neve gaudéria é mesmo uma piada grotesca. Pura desonestidade.

Anônimo disse...

Nevou, mas foi no morro da conceição em poa!

Carlos Eduardo da Maia disse...

O problema do RS não é a neve prometida que não veio, mas a muquiranagem, tal qual bem descreveu o David Coimbra na sua crônica de hoje na ZH, copio e colo um pequeno trecho que resume muito bem o que é o Rio Grande:

"O prefeito muquirana diz assim: Eu não posso transformar essa orla em um local aprazível para as pessoas se divertirem, enquanto outras pessoas passam fome na vila.

Aí ele não transforma a orla em um local aprazível para as pessoas se divertirem, e as outras pessoas continuam passando fome na vila. "

É bem isso, o prefeito (muquirana) Fogaça cedeu aos protestos vazios dos muquiranas e a população de Porto Alegre ficou sem os prazeres da orla.

O problema do RS não é a invenção metereológica, mas a muquiranagem politicamente correta.

Sorry!

Anônimo disse...

Novo ideólogo muquirana do R. Grande: David Coimbra.

Um artigo para defender indiretamente a sanha especulativa imobiliária que cobiça a orla de Porto Alegre, e a futura candidata da RBS ao Piratini, a senadora Ana Meméia Lemos (PP).

Esse David é caso perdido, pena que ele não abre claramente as suas preferências e interesses econômicos que o remuneram.

Gustavo

Anônimo disse...

la neve va...

Oscar T disse...

Na serra a geada é chamada "neve de paulista", ou seja, p/ turistas do meio pra cima do BR tirarem fotos.
Turista é assim mesmo, se engana por prazer!

Anônimo disse...

E o graxaim congelado?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo