sábado, 31 de julho de 2010

A vergonha e o descaso na fronteira Brasil-Uruguai


Praça internacional de Livramento é um lixão a céu aberto

Ontem, por ocasião do aniversário de Santana do Livramento - 187 anos da sua fundação - o presidente Lula visitou-a, aproveitando para se encontrar com o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, com o qual assinou tratados comuns e conversou sobre a paz na América Latina, entre outros temas.

No entanto, o clima não foi só de festas e rosas, como se diz. Segundo fontes bem informadas repassadas com exclusividade a este blog DG, o presidente Lula ficou aborrecido com o quadro de degradação urbana da Praça Flores da Cunha (Praça dos Cachorros) e do Parque Internacional, em Livramento.

Como se sabe, Livramento, no Brasil, e Rivera , no Uruguai, são cidades-gêmeas, onde existe apenas um único conjunto urbano, sem divisões físicas ou embaraços aduaneiros. Se distingue que estamos numa fronteira internacional apenas pelo som dos idiomas e os cartazes dos anúncios nas lojas comerciais. Lula, segundo a fonte, teria manifestado profunda irritação com o descaso apresentado no lado brasileiro da linha divisória binacional, onde a Praça dos Cachorros está completamente tomada pelo comércio ambulante, debaixo de barracos improvisados e muito sujeira. O Parque Internacional não encontra-se muito diferente: observam-se árvores centenárias cortadas, muitos bancos quebrados, luminárias sem lâmpadas e com a fiação elétrica exposta, pedras portuguesas com grandes falhas, bem como cercada de ambulantes que vendem alimentos e bebidas em trailers, mesas e cadeiras.

A área pública está, portanto, invadida pelo descaso das autoridades e pelo comércio improvisado e ilegal, num cenário de vale-tudo que degrada a convivência amigável das cidades-gêmeas, tão visitadas por turistas em qualquer época do ano.

Veja o vídeo (acima) e constate você mesmo, como era (foto ao lado) e como está hoje. Este breve documentário é parte de uma campanha - apartidária e inominada - pela restauração dos dois espaços públicos de Santana do Livramento (RS).

Assine o abaixo-assinado que está aqui no blog Santana do Livramento, especialmente criado para a campanha de revitalização da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional.

Mesmo que você não tenha nascido em Livramento, como é o meu caso (nem todos são perfeitos!), por favor, apoie e divulgue esta campanha cidadã.

9 comentários:

  1. O Prefeito da cidade não enxerga isto, tem que ir um Presidente ver, uma vergonha por isto Lula é o Cara.

    ResponderExcluir
  2. Shin Shan Shun31/7/10 15:30

    o prefeito não enxerga i$$o?

    e a máfia chinesa enxerga i$$o?

    ResponderExcluir
  3. John Wayne da Silva31/7/10 16:54

    Isso é complicado veja o coquetel explosivo disso, camelôs em zona de fronteira, máfia de bagulhos com grife, armas, drogas etc. O prefeito de Livramento não é bobo, vantagem ele tira com esse lixão no nariz das autoridades da Receita, da Alfândega, da Polícia Federal o escambou.

    ResponderExcluir
  4. Existe uma falsa idéia de "questão social" por trás disso, quando na verdade, meia dúzia de contraventores são donos de todo aquele espaço. Portanto, vereadores de Rivera e Livramento, prefeitos Wainer e Marne, a palavra ( e ação) está com vocês. Muita bem vinda esta campanha. parabéns ao Feil e aos Bonani, meus amigos de longa data.

    ResponderExcluir
  5. No dia 6 de novembro de 2009, publiquei no jornal Correio do Pampa - Espaço du´Cana - dia 7 no blog "ducana.zip.net", duas fotos, uma antiga e outra atual (as quais estão fazendo parte deste vídeo). Versamos sobre a degradação da praça, antes tão bonita, singela e hoje uma "babel" de barracas "carpas", quinquilharias e jogatinas. Parabéns ao Federico Banani, a Laura pela Campanha de restauração desses logradouros. Me somo a eles pela iniciativa. Como escreveu Marlon do Jogos de memória: com a palavra Wainer e Marne. Também todos nós participando e cobrando.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/8/10 09:40

    Ué, Livramento com seus não sei quantos assentamentos do MST/Incra não devia ser um modelo de desenvolvimento popular e solidário? Ademais, as barraquinhas na praça são a expressão máxima do trabalho solidário das micro empresas familiares, que produzem renda como nunca antes visto neste país.

    Zé Porreta

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/8/10 00:32

    caro gauche,
    mudando quase completamente de assunto mas não encontro outro espaço onde implorar que a photo sobre Paraty do ano passado seja de novo publicada, com o nome da modelo e tudo a que temos direito.
    O FLIP tá aí e o blog nada...
    grande abraço
    zeca

    ResponderExcluir
  8. Perfeito Zé Porreta, perfeito. O prof. Wainer, foi meu professor no professor Chaves, sempre foi socialista, primeiro no PT depois no PSB. Está em seu segundo mandato. Quero ver quem vai ter o peito de resolver. Aliás, queres comprar uma arma? vai ali e consegues por 150 pila, isso mesmo, 150 "pila"!!!!
    Abraços fronteiriços deste desgarrado!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/8/10 09:12

    Sinceramente seu porreta, não é com ironias q vamos resolver esse lamentável quadro de descalabro urbano. Precisamos de voluntários- cidadãos...E como todos sabem, o professsor solicialista, há muito se tornou um político profissional,carreirista, onde seu maior projeto realmente, é sacar retratos para a expressiva midia local!
    Vamos nessa q o espaço público foi feito para os pedestres e para o lazer!!!!!!!!!!!
    Fronteiriço

    ResponderExcluir