quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Aquecimento global irá originar um bilhão de refugiados


Situação se agrava com rapidez

O relatório foi divulgado pela Organização Internacional para a Migração no segundo dia da conferência climática da ONU em Copenhague, na Dinamarca. O documento estima que vinte milhões de pessoas já ficaram desabrigadas na semana passada por causa de desastres naturais.

No entanto, o quadro deve se agravar devido às mudanças climáticas, alcançando um bilhão de refugiados. Afeganistão, Bangladesh, a maior parte da América Central e partes da África Ocidental e do Sudeste Asiático são as áreas mais propensas às grandes migrações por fatores climáticos. A informação é da Agência Chasque.

2 comentários:

  1. volto a perguntar:

    e se não for verdade?

    Existem problemas ambientais muito mais graves e urgentes que são negligenciados pela midia e governos.
    Eles ocorrem em escalas locais/regionais e sistematicamente em decorrência da exploração corporativa dos recursos naturais.

    As populações pobres são as mais atingidas e isto não tem relação com um aquecimento em escala global. (o que aliás não é uma 'verdade' científica e foi incorporado no discurso e práticas hegemônicos que vislumbram business muito interessantes com o mercado de carbono).

    ResponderExcluir
  2. Igor, isso é uma postura negacionista, é aquele "eu posso dirigir, bebi só duas cevas", ou "isso não é cancer, preciso tomar esse remédio".
    O clima é uma média ao longo de 30 anos e não o tempo hoje ou em uma estação. Tivemos um inverno frio em uma década quente e seca.
    Essas "duvidas" quanto ao que é o clima e para onde ele vai só assaltam leigos, jornalistas e profissionais da polêmica.
    Então te sugiro leitura:
    b) Em português o "Guia para Cura de Gaia" de James Lovelock, que é o consultor da NASA que afirma que não existe vida em Marte a partir da análise da composição atmosférica. Saiba mais sobre ele em http://pt.wikipedia.org/wiki/James_E._Lovelock .
    a) Em português o "Colapso" do Jared Diamond, que relata o comportamento das civilizações frente a catástrofes ambientais, que é exatamente a negação.
    b) blog do George Monbiot, um crítico famoso dos esquemão de Wall Street conhecido como créditos de carbono, que mesmo tu já percebeste que tem funcionado muito bem até agora (hahahahaha...). O blog fica em http://www.guardian.co.uk/environment/georgemonbiot .

    ResponderExcluir