quarta-feira, 13 de maio de 2009

A firma e a náusea


O serviço de normalização de ZH

É incrível como numa simples cartinha de jornal pode estar contido todo o “mal-estar da civilização”, como disse aquele senhor de Viena.

Um chefe de baixo coturno sente a consciência afetada por ter que demitir colegas de certa firma. O cara é tão desorientado que escreve para o serviço de muletas do jornal Zero Hora e pergunta na maior candura “isso é normal?”.

A pessoa que responde (burocraticamente) traz um chicote numa mão e torrões de açúcar na outra. De qualquer jeito, é preciso enquadrar o chefe com drama de consciência. “Você não vai conseguir resolver os problemas de todos” – a mão do chicote. “Conversar e orientar essas pessoas que serão demitidas...” – é a mão do açúcar.

A náusea de uma época em poucos centímetros de jornal. Seja um filho da puta normal e "Viva Melhor".

13 comentários:

  1. Traduzindo: mamãe não vai mais defender vocês.

    ResponderExcluir
  2. Patrícia13/5/09 12:07

    Excelente post.

    ResponderExcluir
  3. e o que tem desses chefetes baratos poraí...

    ResponderExcluir
  4. Sensacional.

    ResponderExcluir
  5. Asqueroso. E o pior: psicólogos (leia-se, técnicos de manipulação) se prestam a esse servicinho, orientando ou fazendo o papel sujo.

    armando

    ResponderExcluir
  6. Puta que pariu!

    ResponderExcluir
  7. Francisco Goulart13/5/09 14:59

    Só pode ter sido tudo inventado. É a rasteirice nauseabunda levada ao extremo.

    ResponderExcluir
  8. Queriam que a mulhe respondesse o que? "Você é um capitalista mau e merece ir para o paredón!" ??

    ResponderExcluir
  9. Duvido que isso seja carta de alguem. É só pra reforçar a consciencia da consciencia de classe. Muitas pessoas mais se identificarao com o problema inventado pelo rp do jornal. É a grosseirizaçao da subjetividade.

    Quevedo

    ResponderExcluir
  10. Para alguma "merda" eles tinham de prestar...

    ResponderExcluir
  11. Que capitalista, anônimo imbecil. O cara é um chefete fudido, que está lá pra ser verdugo dos seus colegas. É assim mesmo que funciona. Nenhum patrão põe direto alguém pra rua. Cada patrão tem o seu verdugo, os seus capangas, como o Gilmar Dantas Mendes. As mãozinhas deles não tem vestígio de sangue de ninguém.

    ResponderExcluir
  12. Sem estresse. Esse é o mundinho nauseabundo que vivemos e que prosperam os "boss" managers e pessoas de "sucesso" e outras pessoas "de bem". Sabemos todos que o mundo se movimenta exatamente assim. Mas ler um pequeno instrumentinho em sua função de purgante é engolir e vomitar na hora. Que efeito!
    Lindenen

    ResponderExcluir
  13. Hehehe. Adorei!

    Pra completar a cena, só faltou ela mandar o moço tomar anti-depressivo. um antes e um depois, pra não comprometer a produtividade.

    Beijo,
    Joice

    ResponderExcluir