sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Movimentos sociais fazem reivindicação a Lula


Redução de juros e controle dos capitais especulativos

Cerca de sessenta movimentos sociais do campo, sindicatos de trabalhadores e organizações civis e de estudantes entregaram uma carta com reivindicações ao presidente Lula durante reunião com o governo na última quarta-feira em Brasília.

As organizações apontaram medidas que seriam necessárias para amenizar os impactos da crise financeira no país. Entre elas, estão a redução da taxa básica de juros, rigoroso controle da movimentação do capital financeiro especulativo no Brasil e o controle do preço dos produtos agrícolas. Para a política externa, as entidades pedem o fortalecimento da integração regional por meio do Banco do Sul e da Alba.

Assinaram a carta organizações como a Via Campesina, a União Nacional dos Estudantes e a Central Única dos Trabalhadores. A informação é da Agência Chasque.
Foto do alto da página: soldados do governo do Congo carregam bens de refugiados civis em scooter de madeira. Fotografia de Finbarr O'Reilly/Reuters, tirada em 18 de novembro de 2008.

6 comentários:

  1. As minorias participativas deveriam pedir ao Presidente uma grande investigação na gestão da Petrobrás que foi obrigada a tirar empréstimo emergencial de R$ 2 bilhões da CEF. Ou seja, a crise financeira pegou a empresa desprevenida, atingiu o seu caixa e revelou a real -e pesada- estrutura de custos da companhia e seus problemas de gestão num cenário de queda do preço do petróleo e falta de crédito. Afinal, porque a tão sólida Petrobrás tirou esse empréstimo destinado ao capital de giro? Resposta simples, como o petróleo foi para US$ 50, começa aparecer o real custo dela [Petrobras]. Ficam claras a má gestão e a ineficiência.

    ResponderExcluir
  2. Anti-ontem, aqui na alemanha, vi um documentário sobre as obras do desvio do Rio Sao Francisco. O documentário apresentava os interessados no desvio do rio: empresários da monocultura do biodiesel e etanol. Ai mostravam os brasileiros protestando. O protesto que mostravam era do MST. Quando vi pensei por um segundo algo típico da elite brasileira "ah, nao sao os brasileiros, é o MST, esses alemaes nao sabem de nada"... E reparei que essa é realmente a impressao que os brasileiros tem dos movimentos sociais, de grupos comandados por aproveitadores, e nao como brasileiros lutando por um direito. A nocao de interesse público assume diversas outras formas. Pra um alemao, o brasileiro é exatamente aquele campones demonstrando. A conclusao foi que tudo muda quando apresentado de uma outra perspectiva, e se tivermos uma mídia um pouquinhozinho mais séria, poderemos ter incríveis avancos.

    ResponderExcluir
  3. CALA A BOCA MAIA!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cala a boca Maia(também conhecido como BOBO DA CORTE DO DG)!

    ResponderExcluir
  5. O maia, como Filho da puta que é, e a serviço de uma certa direita nazista segue mentindo e mostrando sua arrogante ignorancia.

    Primeiro não sabe nem o que representa a Petrobras no cenário internacional. Aliás não sabe nem o que representa a Petrobras no cenário nacional.

    Só defende o "direito " de FHC e seu genro sionista de vender e por consequência ter alguuma vantagem, ou comissão, e que sobre alguma migalha para ele ou para mãe dele, o que é bem melhor que estar na zona.

    Te liga "Ô Filho da Puta" a Petrobras teve lucro (mais uma vez) record. Tem uma gestão séria, honesta ecompetente como não teve no governo tucano pefelista (que os diretores do Banco do Brasil e Banco Central estão condenados) (estão condenados e não estão presos, como o Dantas, porque o Gilmar Mendes está no Supremo - da mesma corja).

    E Nem tu nem a Yeda (mesmo com o criminalista contratado) conseguiram dizer e nem o PRBS perguntou) como ela comprou a casa, e nem porque tanto esforço para fugir da licitação dos pedágios.

    Tutti Buona Gente

    Claudio Dode

    ResponderExcluir
  6. Maia, Filho de uma vagabunda de uma puta, o post é sobre movimento social.

    Está claro que tu e o outro FDP do Mendes não gostam, porque são fascistas, aliás nazistas, mas a discussão é a rentável Petrobras, que o outro FDP do FHC e genro que usufruia do nepotismo, queriam privatizar, para como tu que levas uma micharia para te expor ao ridiculo, levar um monte nas custas do povo brasileiro.

    Claudio Dode

    ResponderExcluir