quarta-feira, 24 de outubro de 2007



Documentário sobre o Haiti

Recomendo que vocês assistam aqui o documentário sobre Cité Soleil, uma das comunidades mais miseráveis do mais pobre país das Américas, o Haiti.

O filme chama-se Bon Bagay Haiti, tem cerca de sete minutos, e foi produzido há poucos dias atrás pela Agência Brasil, um dos núcleos de conteúdo do que deve ser a futura TV pública brasileira. Quero parabenizar os realizadores deste pequeno documentário. O texto é muito bom e as imagens são primorosas, ainda que mostrando uma realidade degradada e desumana. Logo com o Haiti, o país que primeiro conquistou a sua independência nas Américas, resultado da luta insurgente de escravos negros.

O governo Lula precisa retirar imediatamente as tropas militares do Haiti. Trocá-las por uma real e efetiva ajuda humanitária. Como se pode ver no filme, no Haiti a água potável é um bem escasso, as pessoas não tem saneamento básico, além do mínimo para sobreviver. A cobertura vegetal naquele país não chega a 2% do território. O governo brasileiro deve mandar pessoal técnico para ajudar a encontrar água potável, e para contribuir no reflorestamento nativo do país (entre tantas outras demandas), retirando os militares que já esgotaram o seu papel.

Os governos da Venezuela e de Cuba mandaram para o Haiti brigadas de profissionais de saúde, de energia e de educação, que realizam um trabalho inestimável de promoção de saúde pública e de promoção da cidadania, num país devastado pelo abandono e o descaso da chamada opinião pública mundial.

Desenho do Latuff


3 comentários:

  1. Pois é, belo trabalho de Cuba e Venezuela. Enquanto isso, damos uma de rambo de 5ª categoria...

    ResponderExcluir
  2. Só tem que pedir pro Preval parar com a loucura privatista. Tinha que ser pre-condição para qualquer ajuda, inclusive para os acordos da ALBA, pois irão sustentar um governo que claramente optou por um lado, assim como seu guru aristide. Infelizmente o humanismo aqui não pode se sobrepor as visões sociais, sobre pena de patrocinar um modelo exclusor.

    ResponderExcluir
  3. Caro Critóvão Feil. Obrigado pelo link feito em seu blog do web-documentário. Esse trabalho foi uma ótima experiência para lidar com a linguagem multimídia. Ao mesmo tempo, aprofundou minhas pesquisas sobre o tema Haiti. Estou escrevendo um livro sobre isso. Parabéns pelo blog também... Até, Aloisio Milani

    ResponderExcluir